Nesta quarta-feira (8), uma operação conjunta entre policiais militares da Rondesp/Leste e da 65ª CIPM desmantelou um sistema de videomonitoramento usado por traficantes no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana. O esquema foi identificado na localidade conhecida como Portelinha.
Durante a ação, foram encontradas câmeras instaladas ilegalmente em postes, estrategicamente posicionadas para monitorar a movimentação das patrulhas policiais. Segundo os agentes, o objetivo do sistema era antecipar as ações das autoridades, comprometendo as operações de combate ao tráfico de drogas na região.
Veja também:
Caminhoneiro é feito refém em assalto a caminhão-tanque na BR-324, em Salvador
Colisão entre carro e moto deixa três feridos na BR-324 em Amélia Rodrigues
Uso de tecnologia no tráfico de drogas
Os criminosos utilizavam oito câmeras para vigiar a área, ampliando seu controle territorial. Segundo a polícia, o uso de videomonitoramento reflete uma tendência crescente de incorporação de tecnologia por grupos criminosos, buscando sofisticar suas operações e dificultar a ação policial.
As câmeras foram removidas pelos agentes e encaminhadas para análise técnica. O equipamento pode fornecer pistas sobre os responsáveis pela instalação e operação do sistema, possibilitando avanços nas investigações.
As autoridades continuam apurando o caso para identificar os envolvidos no esquema. Além disso, novas ações estão sendo planejadas para combater o uso de tecnologia no tráfico de drogas em Feira de Santana.