PUBLICIDADE

Polícia recaptura fugitivo do Conjunto Penal de Eunápolis em Porto Seguro

Valtinei dos Santos Lima, conhecido como “Dinei”, tentou usar identidade falsa para ocultar mandados de prisão em aberto
Por:
17/09/2025
Valtinei dos Santos Lima Eunápolis
Foto: Divulgação/ASCOM-PCBA
ouvir notícia
0:00

A Polícia Civil da Bahia confirmou nesta terça-feira (16) a recaptura de Valtinei dos Santos Lima, conhecido como Dinei. Ele estava entre os 16 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul do estado, em dezembro de 2024.

Dinei foi preso em flagrante por tráfico de drogas no dia 6 de setembro, em Porto Seguro. Para tentar escapar da identificação, apresentou um documento falso no nome do irmão, Luciano Santos Lima.

Notícias Relacionadas

Tentativa de fraude descoberta

A farsa foi descoberta durante a transferência de presos para o Conjunto Penal. Na ocasião, policiais verificaram os mandados de prisão em aberto contra Dinei. Reconduzido à Delegacia de Porto Seguro, ele confessou ter usado os dados do irmão para se esconder da Justiça.

Balanço da fuga

A fuga em Eunápolis, ocorrida na noite de 12 de dezembro de 2024, ganhou repercussão nacional. Um grupo armado invadiu a unidade, trocou tiros com os seguranças e ajudou 16 presos a escapar.

Em janeiro deste ano, outro fugitivo, Anailton Souza Santos, o Nino, morreu em confronto com policiais. Até agora, 14 detentos seguem foragidos.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Consequências da ação criminosa

Após o episódio, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afastou diretores do presídio e decretou intervenção de 30 dias no Conjunto Penal.

Uma semana depois, a ex-diretora da unidade, Joneuma Silva Neres, foi presa sob suspeita de facilitar a fuga. As investigações apontaram vínculo dela com uma organização criminosa atuante na cidade.

Leia mais

Rolar para cima