
Premium Mandatum cumpre 20 mandados na Bahia e em Santa Catarina

O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou, nesta quinta-feira (25), a terceira fase da Operação Premium Mandatum, com 20 mandados de prisão temporária e busca em Senhor do Bonfim, Juazeiro e em Santa Catarina. A ação tem como alvo líderes e facilitadores de uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Segundo o MPBA, as equipes apreenderam R$ 71 mil em espécie e diversos aparelhos eletrônicos. Entre os investigados estão líderes que já cumprem pena no sistema prisional e, mesmo encarcerados, comandavam operações violentas e a logística do tráfico.
Notícias Relacionadas
Estrutura hierárquica do crime
As investigações revelaram uma rede com comando estratégico dentro dos presídios, capaz de ordenar execuções e movimentar recursos ilícitos. Familiares cediam contas bancárias para pulverizar valores e dificultar o rastreamento.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Nas duas primeiras fases da operação, o MPBA denunciou 48 pessoas ligadas ao setor financeiro do grupo e bloqueou R$ 44 milhões. A nova etapa busca desmantelar a cadeia de comando e interromper o fluxo de capital que sustentava as atividades criminosas.
A operação foi autorizada pela Vara Criminal de Senhor do Bonfim e contou com apoio do Gaeco Norte, 3ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, Polícia Civil, Polícia Militar, RONDESP, Cipe Caatinga, Seap e Polícia Penal de Santa Catarina.