

Uma operação de revista realizada nesta quinta-feira (18) no Conjunto Penal de Eunápolis desarticulou um esquema articulado de entrada de entorpecentes na unidade. Sete mulheres foram conduzidas à delegacia após policiais penais identificarem o uso de sandálias com compartimentos ocultos entre os solados para transportar drogas.
A irregularidade foi detectada durante o procedimento de revista no Pavilhão A. Inicialmente, um par de sandálias do tipo havaiana chamou a atenção por apresentar um compartimento interno lacrado, que escondia uma substância análoga à maconha.
Ao monitorar outras visitantes com calçados semelhantes, as equipes descobriram que o esquema era mais amplo: cinco mulheres que já deixavam o pátio de visitas usavam sandálias idênticas. Os compartimentos estavam vazios, mas continham resíduos de maconha, indicando que o material já havia sido entregue aos detentos.

Além do esquema dos calçados, o uso do bodyscan (escâner corporal) foi determinante para flagrar outra visitante. Ela escondia porções de haxixe em suas partes íntimas e mais entorpecentes em seu calçado. No total, a operação apreendeu:
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Sete visitantes e dois internos foram levados à Delegacia de Polícia de Eunápolis, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que o cartão de visitante das envolvidas foi cancelado e um Procedimento Disciplinar (PD) foi aberto contra os custodiados.
A ação contou com o apoio da Inteligência da Polícia Militar e do 28º BPM, evidenciando a integração das forças de segurança para combater a criminalidade no sistema prisional baiano.