PUBLICIDADE

Bolsonaro tem diagnóstico de câncer de pele, confirma laudo médico

Ex-presidente foi diagnosticado com carcinoma de células escamosas, mas lesões já foram retiradas e não há necessidade de tratamento adicional
Por:
17/09/2025 | Atualizado em 17/09/2025
Jair Bolsonaro
Foto: Agência Brasil
ouvir notícia
0:00

O laudo médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgado nesta quarta-feira (17), confirmou o diagnóstico de carcinoma de células escamosas, um tipo comum de câncer de pele. As lesões foram retiradas durante procedimento realizado no último domingo (14).

Segundo os médicos, não há necessidade de tratamento adicional, apenas acompanhamento periódico.

Notícias Relacionadas

Resultado do laudo

O cirurgião Claudio Birolini, chefe da equipe médica que acompanha o ex-presidente, explicou que o carcinoma encontrado foi localizado somente na camada mais superficial da pele, sem indícios de disseminação para camadas mais profundas ou outras partes do corpo.

O câncer de pele, a grosso modo, você tem três tipos de lesões, que é o carcinoma baso-celular, o carcinoma espino-celular, o carcinoma de células escamosas, que é o que ele tem, e o melanoma. O melanoma é o mais agressivo. O carcinoma baso-celular, geralmente, só tem crescimento local, mas é um câncer potencialmente grave, que pode dar metástase”, disse Birolini.

O especialista destacou ainda que as lesões já foram retiradas,  mas Bolsonaro terá de ser acompanhado periodicamente.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Alta hospitalar

Bolsonaro recebeu alta no início da tarde desta quarta, após ter passado a noite internado em razão de pressão alterada, vômitos e tontura.

O que é carcinoma de células escamosas?

🔎 Origem: surge nas células escamosas, presentes na camada mais externa da pele.
🔎 Causa principal: exposição prolongada e desprotegida ao sol.
🔎 Risco: geralmente tem alta taxa de cura quando identificado precocemente, mas pode causar complicações em casos mais avançados.

Leia mais

Rolar para cima