PUBLICIDADE

Caetano Veloso e artistas se manifestam contra a “PEC da Blindagem”

Cantor de 83 anos chamou proposta de “PEC da bandidagem” e defendeu mobilização popular; Anitta, Fernanda Abreu e outros artistas também protestaram
Por:
18/09/2025
caetano veloso pec da bandidagem
Foto: Reprodução
ouvir notícia
0:00

O cantor Caetano Veloso, de 83 anos, se manifestou nesta quarta-feira (17) contra a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, que prevê que deputados e senadores só possam ser processados criminalmente com autorização prévia da Câmara ou do Senado.

Em vídeo publicado no Instagram, Caetano classificou a proposta como “PEC da bandidagem” e defendeu protestos da sociedade civil:

Notícias Relacionadas

“A PEC da bandidagem tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse. E ainda mais com o projeto de anistia… não pode ficar sem resposta por parte da população brasileira. A gente tem que ir para rua, para a frente do congresso, como já fomos outras vezes: voltar a dizer que não admitimos isso como povo, nação. Não admitimos”

Reação de outros artistas

  • Fernanda Abreu afirmou que a medida abriria caminho para o domínio de facções criminosas no Congresso, ao permitir que apenas parlamentares autorizem processos contra seus pares.
  • Anitta compartilhou nos stories do Instagram um cartaz do movimento 342Artes contra a proposta: “Senadores, contamos com vocês.”
  • Sophie Charlotte, Alinne Moraes, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Mateus Solano, Patrícia Pillar e Ingrid Guimarães também aderiram ao protesto online.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Contexto político

A PEC, apelidada de “PEC da Blindagem” por críticos, vem sendo chamada de “PEC da Bandidagem” por movimentos sociais e entidades civis. Se aprovada, mudaria o alcance do foro privilegiado, exigindo aval do Congresso para que parlamentares sejam processados criminalmente.

Leia mais

Rolar para cima