
Prefeito e vice de Maragogipe são cassados por abuso de poder

O prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede (PP), e o vice-prefeito Adhemar Novaes (PP) tiveram seus mandatos cassados por decisão da Justiça Eleitoral, sob acusação de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2024.
A sentença foi proferida pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Junior, da Comarca de Cachoeira, e determina ainda a inelegibilidade da dupla por oito anos. A decisão decorre de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida contra a chapa reeleita, que teria promovido uma série de contratações ilegais para favorecer a campanha.
Notícias Relacionadas
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Segundo os autos, houve um crescimento expressivo no número de servidores contratados pela prefeitura entre 2020 e 2024, saltando de 1,4 mil para 3 mil funcionários. Somente em 2024, foram realizadas 978 contratações, muitas delas em período proibido por lei — até agosto, dentro dos três meses anteriores ao pleito, quando nomeações são vedadas pela legislação eleitoral.
Apesar da gravidade das acusações, Valnicio e Adhemar permanecem nos cargos, já que a decisão é de primeira instância. Ambos informaram que vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tentativa de reverter a cassação.
Últimas Notícias
Leia mais