PUBLICIDADE

Jerônimo e Lula avaliam combate ao tráfico interestadual

Jerônimo diz que armas e drogas vêm de fora e cobra ação federal nas fronteiras para reduzir violência no estado
Por:
26/07/2025
jerônimo rodrigues entrevista
Governador diz que avalia com Lula ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas — Foto: Reprodução/TV Oeste
ouvir notícia
0:00

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta sexta-feira (25) que tem debatido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ações conjuntas para enfrentar o tráfico interestadual de armas e drogas. A declaração foi feita após a divulgação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontou cinco cidades baianas entre as dez mais violentas do país.

Segundo Jerônimo, o estado sofre influência de organizações criminosas de fora da Bahia.

Notícias Relacionadas

O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio. A Bahia não tem essa indústria de drogas. Vem de fora. Eu tenho mediado muito uma conversa com o presidente Lula, para a gente poder encerrar essas coisas nas fronteiras, porque é responsabilidade federal. A nossa parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é muito grande e isso tem trazido pra nós um grande efeito”, declarou em entrevista à TV Oeste, afiliada da TV Bahia.

Bahia tem cinco cidades entre as mais violentas do país

De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jequié, Juazeiro, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana estão entre os municípios com maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes em 2024. A Bahia também aparece como o 2º estado mais violento do Brasil, atrás apenas do Amapá.

Apesar do cenário crítico, Jerônimo destacou avanços na segurança. “De 2024 a 2025, nós já reduzimos muito esses indicadores. E a ação é diária. Nós vamos entregar, agora, delegacias, comando de polícia, 62 viaturas, compra de armas, capacitação, cursos, inteligência. São ações que estamos fazendo diariamente”, afirmou.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Ações da SSP-BA e números do Anuário

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que:

  • Houve redução de 6% nas mortes violentas em 2023;
  • Houve nova queda de 8,2% em 2024;
  • A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) atuou especificamente em Jequié, o que teria estabilizado os índices na cidade.

📊 Ranking da violência por cidade na Bahia (2024)

Ranking da Violência por Cidade na Bahia (2024)

Taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Clique nas barras para mais detalhes.

Fonte: Dados de 2024 – Atualizado em Julho/2024

Leia mais

Rolar para cima