O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nomeou aliados políticos para cargos estratégicos no governo estadual. As nomeações foram publicadas na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Entre os contemplados está o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT). Ele assume o cargo de Assistente Especial, com exercício na Secretaria de Relações Institucionais (Serin). O petista é próximo da cúpula do governo e tem histórico de atuação política na região do Recôncavo Baiano.
Outro nome nomeado na Serin foi o ex-vereador de Salvador Tiago Ferreira (PT). Ele passa a ocupar o cargo de Assistente II. Ferreira disputou a reeleição em 2024 para a Câmara Municipal de Salvador, mas não conseguiu retornar ao cargo, ficando como suplente da federação PT-PCdoB-PV.
Já a ex-secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, foi nomeada Assistente Especial da Casa Civil, com exercício direto no Gabinete de Jerônimo Rodrigues. Adélia disputou as eleições municipais em Ilhéus, mas foi derrotada por Valderico Júnior (União Brasil).
Mudança também no gabinete do vice-governador
No gabinete do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), também houve alterações. O então chefe de gabinete Cyro Raimundo de Freitas Neto foi exonerado, com efeito retroativo ao dia 2 de abril.
Quem assume o cargo é o Coronel da Polícia Militar Robson Correia Pacheco, figura ligada à segurança pública. Além dele, foi nomeado o Coronel dos Bombeiros Jorge Eduardo Piauhy de Araújo como Assistente Especial da mesma pasta.
As movimentações fazem parte da reestruturação do governo Jerônimo Rodrigues, que busca fortalecer a base aliada nos bastidores da gestão.