
Lula convoca cúpula virtual do Brics para reagir a tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para segunda-feira (8) uma reunião virtual do Brics. O encontro busca reagir ao tarifaço de Donald Trump e discutir uma ampla reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Lula pretende reunir Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Vladimir Putin (Rússia). A lista de convites inclui ainda os novos integrantes do bloco: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã.
Notícias Relacionadas
Segundo o governo, “o principal eixo da Cúpula será a defesa do multilateralismo, pauta central do Brics”. O encontro integra a presidência rotativa brasileira, que vai até dezembro, e também articula a posição do grupo diante da COP30.
Articulações diplomáticas antes da Cúpula
Nas últimas semanas, Lula conversou por telefone com Xi, Modi e Putin. Também manteve diálogos com Emmanuel Macron (França) e Claudia Scheinbaum (México).
As conversas trataram de multilateralismo, parcerias comerciais e diversificação de mercados. A diplomacia brasileira tenta ampliar acordos e evitar que o Brics transmita imagem de antiamericanismo, embora o grupo já tenha criticado medidas protecionistas unilaterais.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Brasil propõe refundação da OMC
Na Fiesp, o chanceler Mauro Vieira afirmou que o Brasil iniciou articulações com países afetados pelas tarifas americanas. Segundo ele, cresce a preocupação com a deterioração do sistema multilateral e a fragilidade de negociações bilaterais assimétricas.
“O Brasil pretende desse modo dar início a discussões sobre uma reforma estrutural da OMC, uma verdadeira refundação do organismo, sobre bases mais modernas e flexíveis”, disse Vieira.
A OMC enfrenta paralisia desde o governo Trump, quando os EUA bloquearam indicações ao órgão de apelações responsável por disputas comerciais.
Expansão de acordos comerciais
O governo brasileiro tenta acelerar novas frentes de negociação. Em agosto, o Mercosul retomou o diálogo para firmar um acordo de livre comércio com o Canadá.
O vice-presidente Geraldo Alckmin viajou ao México para estreitar relações comerciais e irá à Índia em breve com o mesmo objetivo.
Últimas Notícias
Leia mais