

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na capital baiana neste sábado (7) para protagonizar a celebração dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento, realizado no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio, reuniu uma cúpula de peso do governo e da política nacional, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro Rui Costa e o prefeito de Recife, João Campos.
Em um discurso inflamado para centenas de militantes, Lula destacou a trajetória da legenda e os desafios das eleições municipais e gerais que se aproximam. O presidente aproveitou para criticar o alto volume de recursos financeiros utilizados por grupos de direita em campanhas eleitorais, afirmando que há uma tentativa de nivelar o debate político pelo poder econômico.
Em um momento de descontração que arrancou aplausos da plateia, Lula relembrou as dificuldades das campanhas petistas na década de 80 e citou figuras históricas como Ulysses Guimarães para traçar um paralelo com o cenário internacional. O presidente mencionou o atual presidente dos Estados Unidos:
“É que o Trump não conhece essa história, senão ele ia pensar duas vezes antes de querer brigar comigo”, brincou o mandatário brasileiro.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Ao encerrar sua fala, que contou até com versos da canção “Disparada”, de Zé Ramalho, Lula cravou uma análise otimista sobre o desempenho eleitoral do seu grupo político em 2026. Para o presidente, a força do governo e do partido indica que a derrota só viria por erros internos:
“Nós só perderemos as eleições deste ano para nós mesmos. Não há como a gente perder dos adversários”, afirmou.
A escolha de Salvador para o evento de aniversário reforça a Bahia como o principal reduto eleitoral e político do PT no Brasil. A presença de João Campos (PSB), uma das lideranças em ascensão no Nordeste, também sinaliza a consolidação da frente ampla que sustenta o governo federal e que deve ser replicada nas urnas.
Após o discurso, Lula participou do corte de um bolo temático em comemoração às quase cinco décadas de fundação do partido, em um clima de festa que encerrou a agenda oficial na tarde deste sábado.