
Lula lança programa Gás do Povo em Belo Horizonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, que substituirá o atual Auxílio Gás. A solenidade ocorreu no Aglomerado da Serra, a maior comunidade da capital mineira, e contou com a presença de ministros, do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
Segundo o governo federal, a nova política deve atender 15,5 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas, com previsão de R$ 5,1 bilhões em gastos em 2026.
Notícias Relacionadas
Como funcionará
O Gás do Povo mudará o modelo de transferência. Em vez de repasse em dinheiro, o benefício garantirá a entrega direta de botijões de 13 kg em pontos de venda credenciados.
O crédito será proporcional ao número de pessoas por domicílio, limitado a até seis botijões por ano. Famílias de até dois membros terão direito a três botijões; famílias de três pessoas, até quatro; e famílias com quatro ou mais, até seis.
O acesso será validado por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. O benefício é destinado a famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo per capita, com prioridade para quem recebe o Bolsa Família.
Declarações de Lula
Durante o evento, Lula criticou a diferença entre o preço de saída da Petrobras e o valor final para a população.
“É um absurdo o preço que sai da Petrobras e o preço que o gás chega para as pessoas. Já que tinha um grupo de gente recebendo o vale gás, nós resolvemos aumentar o programa. Ao invés de atender cinco milhões de pessoas, nós vamos atender 17 milhões de famílias, o que chega a quase 50 milhões de pessoas, e as pessoas vão receber no ano o gás necessário para cozinhar”, disse.
Ele também fez críticas ao governo anterior, destacando a extinção de ministérios e a interrupção de políticas sociais.
“O que falta neste país não é dinheiro. O que falta neste país é tratar o povo com respeito e a decência que merecem. Por isso eu quero dizer que eu governo para todo mundo, e no meu coração, estão as pessoas mais pobres. Meu coração funciona como um coração de mãe”, disse Lula. “Vocês são a minha causa, e enquanto vocês existirem, eu estarei ao lado de vocês”, completou o presidente.”, afirmou.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Apoio político e críticas à extrema direita
O senador Rodrigo Pacheco, que vem sendo cotado para disputar o governo de Minas em 2026, elogiou o programa e reforçou a defesa da democracia.
“Nada é mais capaz de nos unir do que a defesa da democracia no nosso país. A democracia que foi atacada, a democracia que foi vilipendiada, tentaram dar um golpe neste país, e o povo brasileiro disse não, elegendo o Lula, e afirmando que a nossa democracia é um valor sagrado para todos nós”, declarou, sendo interrompido pelo coro “sem anistia” vindo da plateia.
Antes da cerimônia, Lula se reuniu com influenciadores e lideranças locais e voltou a criticar a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.
“Outra coisa que nós temos que saber: se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. Esse Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema direita tem muita força ainda. Então é uma batalha que tem que ser feita pelo povo”, afirmou.
Últimas Notícias
Leia mais