
Ex-vereador de Santo Amaro, Nelson “da Pesca”, comenta perda de mandato

Após ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, o vereador Nelson da Pesca (União Brasil) publicou um vídeo nas redes sociais explicando os motivos da decisão que o retirou da Câmara Municipal de Santo Amaro. Ele afirmou que a perda do cargo ocorreu após recontagem de votos motivada por ação contra o partido Mobiliza.
“Estou na paz de Deus”, diz ex-vereador
No vídeo, Nelson da Pesca explicou que a recontagem foi determinada após denúncia de fraude na cota de gênero.
Notícias Relacionadas
“Na verdade, não foram mulheres do meu partido, União Brasil, e sim do outro, Mobiliza. Entraram com ação pedindo recontagem eleitoral dos votos, e aí o nosso partido perdeu alguns. E nessa perda de votos caiu o meu também. Desde já, estou na paz de Deus. Voltaremos fortes!”, afirmou.
O ex-vereador também destacou que não ficou inelegível: “Posso ser candidato normal a vereador, a prefeito, a deputado federal, senador…”, declarou.
Fraude na cota de gênero motivou decisão
A decisão do juiz eleitoral Abraão Barreto Cordeiro, proferida em 31 de outubro de 2025, confirmou que o partido Mobiliza utilizou “candidaturas laranjas” para burlar a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, conforme determina a Lei nº 9.504/97.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), as candidatas Bruna Carolina dos Santos, Maria Thereza Torres Leoni, Joselita Silva de Santana e Celeste dos Reis não realizaram campanha, tiveram votação incompatível e apresentaram prestação de contas zerada, caracterizando fraude eleitoral.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Mandatos anulados e inelegibilidade
Em decisão anterior, proferida em maio de 2025, a Justiça Eleitoral já havia anulado todos os votos do Mobiliza e tornado inelegíveis por oito anos as candidatas envolvidas. A nova recontagem de votos alterou a composição da Câmara de Santo Amaro, resultando na perda do mandato de Nelson da Pesca.
Últimas Notícias
Leia mais




