
Vereador Rodrigo Barros irá propor a criação da “Lei Menino Ítalo”, após fatalidade em Santo Amaro

O vereador Rodrigo Barros, morador do distrito de Acupe, em Santo Amaro, anunciou neste domingo (13) que disponibilizará assessoria jurídica à família do adolescente Ítalo, morto por choque elétrico, e também para toda a comunidade da Portelinha, onde ocorreu o acidente. O parlamentar exige que a Neoenergia Coelba seja responsabilizada pela falha na rede elétrica e indenize os familiares da vítima.
Reação política e cobrança à Coelba
Rodrigo Barros, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, afirmou que a assessoria jurídica será usada para obrigar a empresa a indenizar a família do adolescente além de substituir as instalações elétricas irregulares.
Notícias Relacionadas
“Nossa expectativa é que a concessionária seja responsabilizada por todos os danos causados aos moradores decorrentes da negligência na manutenção da rede elétrica, buscando sempre a justiça e a segurança da comunidade”, declarou.
Proposta de nova lei: “Lei Menino Ítalo”
O vereador também anunciou a proposta de criação da Comissão Municipal de Acompanhamento e Fiscalização das Condições da Rede Elétrica, que será chamada de Lei Menino Ítalo, em homenagem ao adolescente de 14 anos que morreu após ser atingido por fio da rede elétrica que arrebentou no bairro Portelinha.
A comissão terá como funções:
- Realizar inspeções periódicas nas redes elétrica urbanas e rurais;
- Promover campanhas educativas sobre segurança elétrica;
- Acompanhar as ações das concessionárias para garantir que atendam às normas técnicas.
“Nosso objetivo é prevenir novos acidentes, responsabilizar os responsáveis por falhas na infraestrutura elétrica e garantir que nossas famílias estejam seguras. Essa iniciativa busca tornar nossa cidade mais segura e responsável, promovendo fiscalização, educação e conscientização de todos.”, afirmou Rodrigo Barros.
Coelba responde: culpa ligações clandestinas
Após solicitação do Portal InstantBA, a Neoenergia Coelba enviou nota oficial afirmando que está com equipes no local e prestará assistência à família da vítima. No entanto, a empresa citou a existência de “ligações clandestinas” como possível causa da tragédia.
Confira a nota na íntegra.
“13 de julho de 2025 | 18h30
Acidente no distrito de Acupe, Santo Amaro – BA
Após acidente ocorrido na tarde deste domingo (13), no distrito de Acupe, em Santo Amaro, a Neoenergia Coelba informa que está com equipes no local para contribuir com as investigações.
A distribuidora lamenta profundamente a fatalidade, e está em contato para prestar assistência aos familiares.
Em avaliação preliminar, foi identificado que no local existem muitas ligações clandestinas (gatos de energia), que podem ter contribuído para sobrecarga da rede e ter causado o acidente.”>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Últimas Notícias
Leia mais


