

O câncer entre pessoas de 25 a 49 anos está crescendo de forma alarmante no mundo todo. Segundo um estudo da prestigiada BMJ Oncology, a incidência da doença subiu 79% entre 1990 e 2019. O dado foi reforçado por especialistas do Hospital Moinhos de Vento, que associam esse aumento diretamente aos hábitos de vida modernos.
O chamado “estilo de vida ocidental”, baseado em sedentarismo, alimentação rica em ultraprocessados, álcool, tabagismo, sono insuficiente e estresse crônico, é o grande vilão. Esses fatores promovem inflamação crônica, criando terreno fértil para o desenvolvimento de câncer e outras doenças.
“90% das doenças crônicas comuns, como as cardiovasculares e a diabete, estão relacionadas ao estilo de vida. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir o risco dessas doenças em até 80% e de câncer em cerca de 35%,” afirma Dr. Alexander Daudt, oncologista e líder de Medicina do Estilo de Vida no Hospital Moinhos de Vento.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Diagnosticado em 2020, Herbert Miranda reformulou completamente sua vida. Mudou a alimentação, incluiu exercícios, cuidou da saúde mental e hoje está em remissão:
“Quando comecei a fazer essas mudanças, embora difíceis e ver os resultados fiquei motivado. Comecei a me sentir melhor, a responder melhor ao tratamento e já não me sentia mais tão fragilizado […] Há seis meses comecei a fazer mergulho. Desde que o câncer apareceu, eu estou aprendendo a fazer muitas coisas pela primeira vez. Agora eu priorizo o que me faz bem.”
Cuidar hoje do seu estilo de vida é a maior proteção contra o câncer no futuro. As escolhas diárias impactam diretamente sua saúde e longevidade.