
Consumo de proteína animal não aumenta risco de morte, diz estudo

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, concluiu que o consumo de proteína animal não aumenta o risco de morte e pode reduzir levemente a mortalidade por câncer.
A pesquisa analisou cerca de 16 mil adultos americanos, com 19 anos ou mais, usando dados do National Health and Nutrition Examination Survey III (NHANES III). Foram avaliados consumo de carne vermelha, frango, peixe, ovos e laticínios.
Notícias Relacionadas
Os pesquisadores aplicaram modelos estatísticos complexos, incluindo a Cadeia de Markov Monte Carlo (MCMC), garantindo consistência nos resultados. Mesmo com diferentes análises, não houve associação entre proteína animal e aumento do risco de morte por câncer ou doenças cardiovasculares.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Por ser estudo observacional, os autores alertam que não é possível afirmar relação de causa e efeito. A categoria “proteína animal” inclui diversos alimentos, dificultando identificar quais específicos têm efeito positivo.
Apesar dos achados, a recomendação permanece: manter dieta equilibrada, combinar proteínas vegetais e animais e consumir carne vermelha com moderação.
Últimas Notícias
Leia mais