
Ministério da Saúde amplia mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (23) que permitirá acesso a mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas de câncer. A medida coincide com ações de diagnóstico precoce e ampliação de faixa etária de rastreamento ativo, com atendimento móvel em 22 estados e oferta de medicamentos modernos.
Atualmente, mamografias semestrais ou bianuais pedem sintomas ou histórico familiar para mulheres menores de 50. Com nova diretriz, auxílio profissional definirá demanda. Além disso, idade máxima de rastreamento ativo sobe de 69 para 74 anos.
Notícias Relacionadas
Unidades móveis e ampliação de cobertura
O programa Agora Tem Especialistas vai implantar unidades móveis em 22 estados para exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia. Espera-se atingir até 120 mil atendimentos em outubro, com investimento de R$18 milhões.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Medicamentos modernos e guias clínicos
A partir de outubro, o SUS incluirá trastuzumabe-entansina e inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe, ribociclibe) para tratamentos avançados de câncer de mama. Também sairão manuais práticos e guias para rastreio, diagnóstico precoce e atuação na atenção primária.
Últimas Notícias
Leia mais