
Terapia com animais ajuda na recuperação de pacientes no Hospital Mater Dei

No Hospital Mater Dei, em Salvador, a presença do cão Twix faz parte da rotina de cuidado humanizado. A Terapia Assistida por Animais (TAA) tem se consolidado como uma aliada no processo de recuperação física e emocional de pacientes, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com distúrbios do neurodesenvolvimento.
A coordenadora do Serviço de Psicologia, Gabriela Rêgo, explica que o contato com animais libera substâncias ligadas ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina.
Notícias Relacionadas
“O contato com o cão promove liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina. Isso impacta diretamente na redução de sintomas como ansiedade, tristeza e estresse, melhora o engajamento social e até a percepção de dor”, afirma.
Benefícios vão além do conforto emocional
Estudos mostram que a presença de animais reduz a necessidade de analgésicos e estimula a adesão a terapias. No Mater Dei, uma equipe multidisciplinar avalia cada paciente antes da visita, respeitando critérios clínicos rigorosos.
A gerente de enfermagem, Camila Neves Santana, garante que tudo é feito com responsabilidade. “Nosso objetivo é promover a interação com um animal dócil, que muitas vezes desperta memórias afetivas e contribui para a recuperação. Atuo junto à equipe de psicologia, enfermagem e médicos para garantir que o momento tenha o maior aproveitamento terapêutico possível”, relata.

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Twix: o cão que leva afeto e alegria ao hospital
Com 6 anos, o border collie Twix é treinado desde filhote para visitas em hospitais. Ele atua sob acompanhamento da sua tutora, Ana Paula Queiroz, fundadora da AuAu Creche Canina.
“O trabalho dele se enquadra na categoria de Atividade Assistida por Animais. Visitamos os pacientes com foco em recreação e acolhimento, melhorando a qualidade de vida de forma indireta. Para o Twix, tudo isso é uma grande brincadeira com bolinha e comandos”, conta Ana Paula.
Para garantir a segurança, Twix segue protocolos rigorosos: banhos semanais, vacinas atualizadas e exames frequentes.
Humanização além do tratamento médico
A TAA reforça o novo olhar sobre o cuidado hospitalar: tratar o corpo, mas também acolher emoções e fortalecer vínculos humanos. “A presença do animal tem papel fundamental na descompressão psíquica, resgatando o prazer, o acolhimento e a alegria em meio ao processo de adoecimento”, conclui Gabriela.
Últimas Notícias
Leia mais