PUBLICIDADE

Terapia com animais ajuda na recuperação de pacientes no Hospital Mater Dei

Cão terapeuta Twix visita pacientes em Salvador e promove bem-estar físico e emocional
Por:
23/07/2025
Twix psicologia hospitalar terapia com animais
Foto: Marketing do Hospital Mater Dei Salvador
ouvir notícia
0:00

No Hospital Mater Dei, em Salvador, a presença do cão Twix faz parte da rotina de cuidado humanizado. A Terapia Assistida por Animais (TAA) tem se consolidado como uma aliada no processo de recuperação física e emocional de pacientes, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com distúrbios do neurodesenvolvimento.

A coordenadora do Serviço de Psicologia, Gabriela Rêgo, explica que o contato com animais libera substâncias ligadas ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina.

Notícias Relacionadas

O contato com o cão promove liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina. Isso impacta diretamente na redução de sintomas como ansiedade, tristeza e estresse, melhora o engajamento social e até a percepção de dor”, afirma.

Benefícios vão além do conforto emocional

Estudos mostram que a presença de animais reduz a necessidade de analgésicos e estimula a adesão a terapias. No Mater Dei, uma equipe multidisciplinar avalia cada paciente antes da visita, respeitando critérios clínicos rigorosos.

A gerente de enfermagem, Camila Neves Santana, garante que tudo é feito com responsabilidade. “Nosso objetivo é promover a interação com um animal dócil, que muitas vezes desperta memórias afetivas e contribui para a recuperação. Atuo junto à equipe de psicologia, enfermagem e médicos para garantir que o momento tenha o maior aproveitamento terapêutico possível”, relata.

Twix psicologia hospitalar terapia com animais
Foto: Marketing do Hospital Mater Dei Salvador

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Twix: o cão que leva afeto e alegria ao hospital

Com 6 anos, o border collie Twix é treinado desde filhote para visitas em hospitais. Ele atua sob acompanhamento da sua tutora, Ana Paula Queiroz, fundadora da AuAu Creche Canina.

O trabalho dele se enquadra na categoria de Atividade Assistida por Animais. Visitamos os pacientes com foco em recreação e acolhimento, melhorando a qualidade de vida de forma indireta. Para o Twix, tudo isso é uma grande brincadeira com bolinha e comandos”, conta Ana Paula.

Para garantir a segurança, Twix segue protocolos rigorosos: banhos semanais, vacinas atualizadas e exames frequentes.

Humanização além do tratamento médico

A TAA reforça o novo olhar sobre o cuidado hospitalar: tratar o corpo, mas também acolher emoções e fortalecer vínculos humanos. “A presença do animal tem papel fundamental na descompressão psíquica, resgatando o prazer, o acolhimento e a alegria em meio ao processo de adoecimento”, conclui Gabriela.

Leia mais

Rolar para cima