O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), afirmou que ainda não definiu se será candidato ao governo da Bahia em 2026. Em entrevista ao programa P Notícias 2ª Edição, na Piatã FM, nesta terça-feira (28), Neto destacou que a decisão será tomada no “tempo certo” e de acordo com o sentimento da população baiana.
“Não vai ser tomada nenhuma decisão de maneira precipitada. Nós vamos esperar o tempo certo, vamos compreender qual é o sentimento dos baianos”, disse.
Bruno Reis na disputa?
Durante a entrevista, ACM Neto também comentou sobre a projeção do nome do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para a disputa estadual. Ele elogiou a gestão do aliado e afirmou que ele tem capacidade para disputar qualquer cargo.
“Bruno mostrou que é um quadro que está preparado, tendo o trabalho que fez como prefeito, para ser governador, senador, presidente, qualquer cargo que Bruno queira ou deseje ocupar. O que importa é que eu e ele temos uma relação de absoluta afinidade, de total amizade, lealdade recíprocas, e que nós vamos saber conduzir juntos com o nosso campo de oposição a melhor chapa para disputar a eleição de 2026”, declarou.
Críticas ao PT na Bahia
Neto também reforçou seu desejo de governar a Bahia e relembrou a campanha de 2022, quando foi derrotado por Jerônimo Rodrigues (PT). “Eu nunca escondi o sonho de um dia ser governador do estado da Bahia. Na campanha de 2022, a gente trabalhou muito para esse projeto. A gente percorreu o estado quase inteiro, a gente fez uma campanha super bonita, a gente teve quase metade dos votos dos baianos”, afirmou.
Apesar de ressaltar sua vontade, Neto evitou confirmar uma candidatura neste momento. “Não quero antecipar nesse momento nenhuma confirmação de candidatura futura, porque não é a hora, não é a hora”, pontuou.
Ele aproveitou para criticar o governo petista, que comanda a Bahia há quase duas décadas. “São quase duas décadas do PT governando o estado da Bahia, 20 anos. Isso é muito”, disse, mencionando uma “fadiga” na gestão estadual. Ele também atacou a administração de Jerônimo Rodrigues: “Infelizmente, ele não tem humildade para reconhecer os problemas”.
Oposição se movimenta
A indefinição de ACM Neto sobre sua candidatura reforça o debate dentro da oposição baiana sobre os rumos da eleição de 2026. Com Bruno Reis despontando como um nome viável, a disputa pelo governo pode ter novas estratégias nos próximos meses.