
Bahia cria secretaria exclusiva para a Ponte Salvador-Itaparica

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta segunda-feira (3), a criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, que será responsável pela execução das obras da ponte e dos projetos viários integrados. O arquiteto Mateus Dias foi nomeado titular da nova pasta, durante coletiva de imprensa no gabinete oficial do governador, em Salvador.
A secretaria foi criada para centralizar e agilizar as ações voltadas à ponte e à infraestrutura viária associada. Segundo Jerônimo Rodrigues, o projeto vai além da ligação entre a capital e a Ilha de Itaparica:
Notícias Relacionadas
“A gente não limita esse projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário, um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de turismo. A ponte será um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos realizados na América Latina, mas não será só a ponte. Então, essa pasta vai integrar as ações até a entrega da ponte, quando o consórcio passa a gerir”, destacou o governador.
Durante o anúncio, também foi apresentado o chefe de gabinete da secretaria, Pedro Dórea, que auxiliará na gestão administrativa da nova estrutura.
O novo secretário, Mateus Dias, ressaltou que o foco da pasta será equilibrar progresso e sustentabilidade.
“Hoje nossa prioridade é garantir os estudos para a construção de uma estrutura resistente, que conecte a capital baiana à Itaparica e outros municípios, mas também o cuidado de evitar a passagem por comunidades, por zonas de proteção ambiental e interferência em corpos hídricos. Nosso projeto é todo estruturado para que essas interferências sejam as mínimas possíveis”, afirmou.
Mateus Dias é arquiteto e urbanista pela UFBA, com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e atuava como superintendente de Planejamento e Logística da Seinfra.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Investimento bilionário
A Ponte Salvador-Itaparica terá investimento estimado em R$ 10 bilhões, sendo R$ 5 bilhões provenientes do governo da Bahia. O sistema incluirá viadutos, túneis e novos acessos entre Salvador e Vera Cruz, além da duplicação da BA-001 no trecho entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil.
A concessionária responsável tem até junho de 2026 para concluir os projetos de engenharia e obter licenças ambientais. A previsão é que as obras sejam concluídas até junho de 2031.
Integração viária
O projeto conectará a ponte diretamente à Via Expressa, às avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes, e ao Terminal Marítimo de São Joaquim. No lado da Ilha, o acesso será pela região da Gameleira, em Vera Cruz.
Últimas Notícias
Leia mais




