

Supostos trabalhadores da Prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, foram flagrados instalando um poste para sinaleira utilizando a pá de um trator como plataforma, sem qualquer equipamento de proteção individual (EPI). A cena foi registrada por um morador e divulgada nas redes sociais.
No vídeo, dois homens aparecem elevados pela pá mecânica, realizando o serviço de forma improvisada, sem capacetes, cintos ou plataformas apropriadas, contrariando normas básicas de segurança do trabalho. Os trabalhadores estavam próximos a fiação da rede elétrica.
Nossa equipe entrou em contato por e-mail, mas até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Santo Amaro não comentou o caso. Não se sabe se os homens são servidores efetivos, contratados ou terceirizados.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
O uso de veículo inapropriado para serviços em altura representa risco grave de acidente e pode configurar negligência administrativa.
Técnicos ouvidos pelo InstantBA alertam que, segundo a Norma Regulamentadora do Trabalho em Altura (NR-35), esse tipo de conduta é perigosa.
“Esta Norma estabelece os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura […] de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.“, diz a redação da Norma.