PUBLICIDADE

Del Feliz critica festas juninas sem forró: “Vira festival qualquer”

Durante show no Parque de Exposições, cantor defendeu a identidade tradicional do São João e pediu equilíbrio nas atrações
Por:
20/06/2025
Del Feliz São João
Foto: PS Notícias
ouvir notícia
0:00

O cantor Del Feliz reacendeu o debate sobre a preservação da tradição no São João da Bahia. Em sua apresentação nesta sexta-feira (20), no Parque de Exposições de Salvador, o artista criticou a ausência de atrações de forró em festas que se dizem tradicionais.

Del subiu ao palco defendendo a identidade cultural da maior festa popular do Nordeste e não poupou as produções que priorizam gêneros fora do contexto junino. “Todo mundo é bem-vindo para o São João”, alertou.

Notícias Relacionadas

🎤 “Nem uma atração de forró”

O artista destacou que não é contra a diversidade, mas cobrou coerência nas escolhas musicais.

A gente precisa respeitar a diversidade. As músicas vêm de algum lugar. A gente vem das marchinhas antigas, europeias. A gente criou o arrasta-pé e, enfim, a cultura não é estática. Ela vai mudando. Agora, quando a gente fala de uma festa tradicional que tem uma identidade, eu entendo que a gente precisa ter uma preocupação com a dosagem“, disse Del.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Del elogiou a estrutura do São João do Parque de Exposições, mas defendeu que a base da festa deve continuar sendo o forró.

Essa festa aqui no Parque de Exposições, ela é maravilhosa. Ela tem uma estrutura que agrega muita coisa diferente e isso não é um problema. Eu acho que passa a ser um problema quando você faz uma festa junina e você diz ‘essa é a festa da tradição’, sendo que, às vezes, nem uma atração de forró tem“. No dia que ela perder a tradição, que ela tiver outra cara, vira um festival qualquer, que não uma festa que hoje é reconhecida ainda como a festa cultural mais completa do Brasil“, concluiu.

🎶 Preservar a cultura é resistir

Del Feliz é um dos principais representantes do forró autêntico e tem pautado seu discurso na valorização da cultura nordestina. Para ele, a presença de atrações de outros estilos não é um problema — desde que não ofusque o forró e os elementos que tornam o São João uma celebração única no Brasil.

Leia mais

Rolar para cima