PUBLICIDADE

Deusa do Ébano Carol Xavier estreia no ensaio do Ilê Aiyê sábado

Carol Xavier, moradora de Sussuarana e recém-eleita Rainha, subirá ao palco do Pelourinho neste sábado (31); noite marca despedida oficial de Lorena Bispo sob o tema "Turbantes e Cocares"
Por:
28/01/2026
Deusa do Ébano Ilê Aiyê
Foto: Mirte Freitas / Estúdio Casa de Mainha
ouvir notícia
0:00

A Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no coração do Pelourinho, será o cenário de um encontro histórico de gerações e ancestralidade neste sábado (31). O Ilê Aiyê realiza seu último Ensaio Geral para o Carnaval 2026, marcando a primeira aparição pública de Carol Xavier como a Deusa do Ébano 2026.

Eleita na 45ª Noite da Beleza Negra no último dia 17, Carol Xavier é estudante de Jornalismo, empreendedora e professora de dança afro. Moradora do bairro de Sussuarana, ela conquistou o título após trajetórias de destaque como princesa do bloco em anos anteriores. Para sua estreia oficial no ensaio, a Rainha vestirá um figurino exclusivo confeccionado com o tecido oficial que vestirá os associados do “Mais Belo dos Belos” no Carnaval, antecipando a identidade estética da folia.

Notícias Relacionadas


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


Despedida e Resistência

A noite também será de profunda emoção com a despedida de Lorena Bispo, Deusa do Ébano 2025. Cumprindo o lema de que “uma vez Deusa, para sempre Deusa”, Lorena fará sua última performance oficial como detentora do título, passando simbolicamente a energia do reinado para Carol.

O ensaio serve como termômetro final para o desfile que traz o tema: “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. A temática promove uma conexão entre Bahia e Rio de Janeiro, exaltando a memória afro-indígena e reafirmando o papel do Ilê Aiyê como uma “escola de vida” e resistência política no Carnaval de Salvador.

Últimas Notícias