A Neoenergia Coelba iniciou nesta terça-feira (22) a Operação Gatonet em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e também nos municípios de Jacobina, Irecê e Paulo Afonso. A ação tem como foco a remoção de cabos de internet e telefonia instalados de forma irregular nos postes, medida que busca aumentar a segurança e reduzir a poluição visual nas cidades.
Em Santo Amaro, a operação deve acontecer nas principais vias da cidade, com a retirada de fios clandestinos que comprometem a estética urbana e, sobretudo, a segurança da população, podendo provocar choques, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
Veja também:
Mais de 260 mil eleitores da Bahia podem ter título cancelado em 2025
Transição energética: Acelen investe R$ 12,4 bilhões em unidade agroindustrial na Bahia para cultivo da macaúba
Segundo Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Coelba, a ação é contínua e já retirou mais de 200 toneladas de cabos irregulares apenas em 2025. “Nosso trabalho é contínuo e somente neste ano, já removemos mais de 200 toneladas de cabos irregulares na Bahia”, explicou.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
O que é o Gatonet?
Os chamados “Gatonets” são provedores clandestinos que utilizam os postes sem autorização ou critérios técnicos. Muitos deles instalam caixas de baixa qualidade que podem gerar incêndios e outros acidentes.
Além de violarem normas de segurança, esses cabos irregulares comprometem a manutenção da rede elétrica e a qualidade do fornecimento de internet e energia.
Como regularizar?
A Neoenergia Coelba disponibilizou o e-mail [email protected] para que os provedores possam se regularizar, esclarecer dúvidas e obter orientações.
População pode ajudar
A distribuidora orienta que os moradores de Santo Amaro só contratem empresas autorizadas e com contratos de compartilhamento de postes. Isso garante que os cabos foram instalados conforme normas técnicas e com a devida segurança.
Para verificar a lista oficial de provedores regulares, os clientes devem acessar o site oficial da Coelba.
Base legal da operação
A atuação da Coelba segue as Resoluções Conjuntas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e ANP (Agência Nacional do Petróleo). As regras exigem que todas as empresas que utilizam os postes estejam regularizadas, realizem manutenções e cumpram requisitos técnicos.