

A Neoenergia Coelba iniciou nesta terça-feira (22) a Operação Gatonet em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e também nos municípios de Jacobina, Irecê e Paulo Afonso. A ação tem como foco a remoção de cabos de internet e telefonia instalados de forma irregular nos postes, medida que busca aumentar a segurança e reduzir a poluição visual nas cidades.
Em Santo Amaro, a operação deve acontecer nas principais vias da cidade, com a retirada de fios clandestinos que comprometem a estética urbana e, sobretudo, a segurança da população, podendo provocar choques, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Coelba, a ação é contínua e já retirou mais de 200 toneladas de cabos irregulares apenas em 2025. “Nosso trabalho é contínuo e somente neste ano, já removemos mais de 200 toneladas de cabos irregulares na Bahia”, explicou.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Os chamados “Gatonets” são provedores clandestinos que utilizam os postes sem autorização ou critérios técnicos. Muitos deles instalam caixas de baixa qualidade que podem gerar incêndios e outros acidentes.
Além de violarem normas de segurança, esses cabos irregulares comprometem a manutenção da rede elétrica e a qualidade do fornecimento de internet e energia.
A Neoenergia Coelba disponibilizou o e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com para que os provedores possam se regularizar, esclarecer dúvidas e obter orientações.
A distribuidora orienta que os moradores de Santo Amaro só contratem empresas autorizadas e com contratos de compartilhamento de postes. Isso garante que os cabos foram instalados conforme normas técnicas e com a devida segurança.
Para verificar a lista oficial de provedores regulares, os clientes devem acessar o site oficial da Coelba.
A atuação da Coelba segue as Resoluções Conjuntas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e ANP (Agência Nacional do Petróleo). As regras exigem que todas as empresas que utilizam os postes estejam regularizadas, realizem manutenções e cumpram requisitos técnicos.