
Itamaraty condena ataque dos EUA ao Irã e defende saída diplomática

O Ministério das Relações Exteriores criticou veementemente, neste domingo (22), os bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã. O Itamaraty afirmou que as ações violam a soberania iraniana, ferem o direito internacional e ameaçam a estabilidade no Oriente Médio.
O governo destacou que qualquer ataque a instalações nucleares configura “flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica”, além de expor populações civis ao risco de contaminação radioativa e desastres ambientais.
Notícias Relacionadas
Brasil reforça sua posição histórica de apoio ao uso da energia nuclear apenas para fins pacíficos. O Itamaraty rechaça qualquer tipo de proliferação nuclear, em especial em regiões já marcadas por instabilidade geopolítica.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
“O Brasil também repudia ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas, os quais têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis, incluindo instalações hospitalares, as quais são especialmente protegidas pelo direito internacional humanitário”, alerta o texto oficial.
O texto conclama todas as partes envolvidas à contenção máxima e reforça a urgência de retomar um processo diplomático, interrompendo o ciclo de violência e abrindo caminho para negociações de paz. O Itamaraty adverte que continuar sem diálogo pode gerar “danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação nuclear”.