PUBLICIDADE

Achado inédito revela trecho perdido do Hino a Nossa Senhora da Purificação

Trecho inédito do Hino a Nossa Senhora da Purificação, encontrado nos arquivos da Basílica, será cantado a partir da Missa de Instalação da Basílica Menor
Por: Magno Araujo
Imagem de Nossa Senhora da Purificação. | Foto: Magno Araujo/@magno.jor

Uma descoberta emocionante marcou este domingo (19), na Basílica Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro. O reitor da Basílica, Padre Raimundo Mário de Santana, anunciou, ao final da Missa Dominical, que Everton Borges, Coordenador da Pastoral da Comunicação e da Juventude, localizou a partitura original do Hino a Nossa Senhora da Purificação. Composto pelo maestro santo-amarense Carlos Sepúlveda e posteriormente regravado por Caetano Veloso e Maria Bethânia, o hino agora ganha uma nova estrofe, até então desconhecida.

Achado histórico nos arquivos da Paróquia

Durante uma pesquisa nos arquivos antigos da Paróquia, Everton Borges encontrou um trecho nunca antes cantado. A estrofe inédita diz:

“Ajudai-nos Mãe Bondosa, Sagrada Mãe de Jesus,
Vós que sois tão generosa,
Daí-nos o mundo da luz.”

Partitura original do Hino a Nossa Senhora da Purificação. Foto: Everton Borges/Arquivo Pessoal.

Segundo Borges, a descoberta ocorreu enquanto ele preparava materiais para a Missa de Instalação da Basílica Menor, programada para o dia 22 de janeiro, às 19h.

“O achado trouxe grande emoção. A partitura indica que esse trecho compõe a segunda estrofe do hino. Um verdadeiro resgate histórico”, afirmou Everton.

O Padre Raimundo Mário disse que após o achado perceberam que o hino cantado atualmente está incompleto.

“O hino que a gente canta hoje está incompleto! Porque o hino oficial tem uma estrofe que a gente não cantava, mas que a gente vai começar a cantar este ano.”, informou o padre.

Novo capítulo para o Hino

Após compartilhar a partitura com o Padre Raimundo Mário de Santana e o Maestro Cristiano Lyra, foi decidido que a estrofe será incorporada às celebrações. A estreia oficial ocorrerá na Missa de Instalação da Basílica Menor Nossa Senhora da Purificação, na próxima quarta-feira (22/01).

Durante a Missa deste domingo, o Padre Raimundo anunciou a novidade à comunidade. Comovido, pediu aplausos para Everton e para Nossa Senhora, agradecendo pelo momento de luz que permitiu esse resgate cultural e espiritual.

A recuperação desse trecho inédito reforça a importância histórica e cultural da Basílica Nossa Senhora da Purificação. O hino, que há séculos emociona fiéis, ganha um novo significado.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima