

Dois vereadores de Ubaitaba, no Sul da Bahia, além de um assessor legislativo, são alvos da Operação Frater Dominus, deflagrada nesta quinta-feira (30) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em conjunto com as Polícias Militar e Civil, a Ficco/Ilhéus e o Draco de Sergipe.
A operação cumpre 16 mandados de busca e apreensão e 20 de prisão preventiva, expedidos pela Comarca de Ubaitaba.
As ações ocorrem simultaneamente em Ubaitaba, Itabuna, Itacaré, Maraú, no Sul baiano; em Itapetinga, no Médio Sudoeste; além de Salvador e Santa Luzia do Itanhy (SE).
Segundo a SSP, o alvo da operação é uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que o grupo teria movimentado mais de R$ 20 milhões em transações incompatíveis com as rendas declaradas.
A Justiça determinou o sequestro de bens suspeitos de origem ilícita para descapitalizar a quadrilha e garantir a efetividade da persecução penal.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Além dos dois vereadores e de um assessor parlamentar — que não tiveram os nomes divulgados —, a operação também mira uma liderança criminosa apontada como mandante de homicídios nas regiões de Ibirapitanga e Aurelino Leal.
A SSP destacou que a ação conjunta reforça o combate à criminalidade organizada no interior do estado.