PUBLICIDADE

Apoiadores de Bolsonaro pedem anistia e exaltam Trump em ato na Paulista

Manifestantes também defendem Trump e pedem impeachment de Moraes
Por:
03/08/2025
manifestação apoiadores Bolsonaro
Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil
ouvir notícia
0:00

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista neste domingo (03) para defender anistia ao ex-presidente e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. A manifestação, que ocupou cerca de duas quadras entre a Fiesp e o Parque do Trianon, também expressou apoio às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediu o impeachment e a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento foi organizado por políticos de direita e religiosos que apoiam o ex-presidente, incluindo o pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Manifestações similares foram registradas em outras capitais, como Rio de Janeiro e Brasília.

Notícias Relacionadas

Além de bandeiras e camisas do Brasil, o ato foi marcado pela presença de bandeiras dos Estados Unidos. Os manifestantes afirmam que Bolsonaro é alvo de perseguição. O ex-presidente, que cumpre medidas cautelares impostas pelo STF, como o uso de tornozeleira eletrônica, não compareceu ao evento. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também não esteve presente devido a um procedimento médico agendado.

Os participantes do ato pedem anistia ampla aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. A Procuradoria-Geral da República (PGR) considera o episódio o ápice de uma trama golpista iniciada em 2021. O STF deve decidir em setembro se Bolsonaro e sete aliados serão condenados por essa tentativa de golpe.


>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!


O protesto também incluiu cartazes de apoio a Donald Trump, em razão das sanções contra o ministro Moraes e das tarifas anunciadas para pressionar o Brasil. Os manifestantes exaltaram o papel de Eduardo Bolsonaro nas articulações nos Estados Unidos. O deputado federal tem se reunido com líderes do partido republicano e do governo Trump, numa ação que a PF e a PGR investigam como uma tentativa de convencer os EUA a impor sanções a autoridades brasileiras para influenciar as decisões judiciais.

A Polícia Militar não divulgou estimativas sobre o número de participantes, mas confirmou o reforço do policiamento. A prefeitura de São Paulo também não divulgou estimativa do número de manifestantes na Avenida.

Leia mais

Rolar para cima