
Jaques Wagner garante Ponte Salvador-Itaparica funcionando até 2030
Principais Pontos do Post
- O senador Jaques Wagner reconheceu a lentidão no processo da Ponte Salvador-Itaparica.
- Ele garantiu que a ponte será uma realidade e estará em circulação até 2030.
- A demora foi justificada por fatores externos e burocráticos, como a pandemia de COVID-19, o aumento dos preços de insumos e a necessidade de repactuação financeira.
- Um desafio significativo foi a aprovação da nova equação financeira pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para viabilizar o contrato com o consórcio chinês.
- Atualmente, o projeto encontra-se na fase de furos de sondagem no mar.
- Wagner defendeu a credibilidade do prazo ao comparar o projeto com obras complexas já entregues pelo grupo político em 19 anos de gestão na Bahia, como o Metrô e o VLT.

O senador e ex-governador Jaques Wagner reconheceu publicamente a lentidão no processo da Ponte Salvador-Itaparica, mas garantiu que a estrutura será realidade até 2030. A declaração ocorreu na manhã desta segunda-feira (12), em um evento que marcou a apresentação da nova Rodoviária da capital à imprensa.
Wagner justificou a demora citando fatores externos e burocráticos que exigiram um esforço extra de gestão.
Notícias Relacionadas
“Obra grande é assim mesmo, tivemos a Covid pelo meio, os preços dos insumos subiram muito, tivemos que fazer uma repactação.”, explicou o senador.
Superação de entraves e sondagens
De acordo com o petista, um dos maiores desafios foi a aprovação da nova equação financeira pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), etapa necessária para viabilizar o contrato com o consórcio chinês.
- Fase atual: O projeto encontra-se na fase de furos de sondagem no mar.
- Compromisso: “Continuo dizendo que até 2030 a gente vai ver essa ponte circular”, afirmou.
Balanço de 19 anos de PT na Bahia
Ao ser questionado sobre a credibilidade do prazo, Wagner comparou o projeto ao Metrô de Salvador e ao VLT, ressaltando que o grupo político, que completa 19 anos no poder em dezembro, tem tradição em entregar obras complexas.
“Quando eu falei de metrô muita gente ironizou, queria BRT, eu disse não vou fazer metrô e fizemos. Estamos fazendo VLT. Então esse grupo em 19 anos que completamos agora em dezembro de trabalho, perpassando por três governadores, tem dado muita contribuição à Bahia, na área de saúde, de educação, de assistência social, de apoio à agricultura familiar, ao agronegócio, aos alunos, aos estudantes. Então, na minha opinião, a ponte demorou, mas vai sair”, completou o senador.
Últimas Notícias
Leia mais




