PUBLICIDADE

Jerônimo Rodrigues vai à China com Lula para assinar contrato da Ponte Salvador-Itaparica

Governador baiano integra comitiva presidencial para formalizar parceria com empresas chinesas e impulsionar megaprojeto de R$ 10,4 bilhões
Por:
07/05/2025
jerônimo salvador-itaparica
Foto: Driele Veiga/Portal do Casé

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou sua participação na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem à China, programada para os dias 12 e 13 de maio de 2025. A missão tem como objetivo principal a assinatura do contrato com as empresas chinesas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC) para o início das obras da Ponte Salvador-Itaparica.

Durante visita às obras do Teatro Castro Alves, Jerônimo expressou entusiasmo com a viagem:

Estou de mala pronta e já confirmei minha vaga na comitiva do governo federal, junto com os ministros. Eu fico lá entre três e quatro dias. Não dá para ir na China bater e voltar. Eu preciso ir na BYD, para poder levar as demandas e saber como está a plataforma lá. Nós temos a Sinoma que é uma empresa também chinesa que está com investimentos aqui. Tem agora com os investimentos da Bahia Farma uma empresa que vai ser uma âncora na produção de medicamentos e eu também iria lá” .

>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!

Ponte Salvador-Itaparica: investimento estratégico para a Bahia

A Ponte Salvador-Itaparica é um projeto de infraestrutura de grande relevância para a Bahia. Com 12,4 km de extensão, a obra está orçada em R$ 10,4 bilhões e será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC20 e CCCC. A concessão terá duração de 29 anos, além de seis anos previstos para a construção .

A expectativa é que a construção da ponte gere cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e fortalecendo os laços entre a Bahia e a China.

Agenda internacional: Lula participa de eventos na Rússia e na China

Antes de seguir para a China, o presidente Lula estará em Moscou, entre os dias 8 e 10 de maio, a convite do presidente Vladimir Putin, para participar das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento inclui um desfile cívico-militar na Praça Vermelha e reuniões bilaterais com líderes internacionais .

A presença de Lula e Jerônimo na China visa não apenas a assinatura do contrato da ponte, mas também o fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e a China, além de discutir investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento da Bahia.

Leia mais

PUBLICIDADE

Rolar para cima