
Rui Costa confirma candidatura ao Senado em 2026 e planeja deixar ministério até abril

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta segunda-feira (6) que será candidato ao Senado nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio Salvador FM, o ex-governador da Bahia afirmou que já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que deixará o cargo até o início de abril, cumprindo o prazo de desincompatibilização exigido pela Justiça Eleitoral.
“Meu nome está colocado para uma vaga ao Senado Federal, já conversei com o presidente Lula. Ano que vem, são duas vagas ao Senado e vou colocar meu nome para ocupar uma delas. Como ocupo o cargo de ministro, para ser candidato preciso sair do governo até o final de março ou início de abril”, declarou Rui Costa.
Notícias Relacionadas
O ministro também negou rumores de tensão com o senador Angelo Coronel (PSD), que também pleiteia uma vaga na chapa governista liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O senador Jaques Wagner (PT) já está confirmado como um dos nomes da base para a disputa.
Rui afirmou que deve ter novas conversas com Lula e com o PSD antes de oficializar o acordo político.
“[Até o prazo de desincompatibilização], vou voltar a conversar com o presidente Lula e com o nosso grupo político para ajustar. Estamos conversando com o PSD e, claro, vamos manter nossa unidade política”, disse.
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
A Bahia elegerá dois senadores em 2026, o que deve acirrar a disputa entre aliados e opositores do governo estadual.