
Megaoperação em Maragogipe autua farmácias por crimes sanitários e venda ilegal de remédios

Cinco farmácias da cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, foram alvos de uma megaoperação na manhã desta terça-feira (29), com a participação de órgãos de segurança e fiscalização. As equipes flagraram medicamentos vencidos, armazenados de forma irregular, produtos sem registro e até anabolizantes proibidos no Brasil.
Medicamentos vencidos e armazenados de forma precária
As inspeções encontraram diversos medicamentos fora do prazo de validade sendo comercializados, além de remédios expostos a calor excessivo, sem controle de temperatura, e com embalagens danificadas, o que compromete a segurança do consumidor.
Notícias Relacionadas
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Venda ilegal de anabolizantes
Entre os produtos apreendidos, estavam anabolizantes de origem clandestina e sem autorização da Anvisa, vendidos de forma irregular nos balcões. A prática representa crime contra a saúde pública e será investigada pelo Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico).
Entidades envolvidas na operação
A força-tarefa contou com a presença de:
- CRF-BA (Conselho Regional de Farmácia da Bahia)
- Decon (Delegacia de Defesa do Consumidor)
- Denarc (Departamento Especializado de Investigação ao Narcotráfico)
- PROCON-BA (Defesa do Consumidor)
- DPT (Departamento de Polícia Técnica)
Cada órgão atuou na fiscalização sanitária, repressão ao comércio ilegal e coleta de evidências técnicas para abertura de processos criminais e administrativos.
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados e responderão por infrações sanitárias, venda ilegal de medicamentos e possível associação ao tráfico, caso se confirme a procedência ilícita dos anabolizantes. As farmácias podem ser interditadas e multadas.
As investigações seguem sob sigilo e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias, inclusive com o fechamento definitivo de unidades reincidentes.
Últimas Notícias
Leia mais