O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, de 65 anos, embarcou na noite desta terça-feira (22) rumo ao Vaticano para participar do Conclave, após a morte do papa Francisco, anunciada na segunda-feira (21).
O religioso partiu do Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado por representantes da Arquidiocese. Ele foi recepcionado por fiéis que pediram bênçãos e fotos antes do embarque. Segundo informações da TV Bahia, o cardeal seguirá inicialmente para Portugal e, de lá, para Roma. O trajeto aéreo total deve durar mais de 10 horas.
Cardeal brasileiro é citado entre os possíveis sucessores do papa
Dom Sergio é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar no Conclave, de acordo com as regras do Colégio de Cardeais, que restringe a participação a membros com menos de 80 anos. Ao todo, 135 cardeais de todo o mundo estão habilitados para a votação.
O nome de Dom Sergio tem sido citado entre os possíveis candidatos ao papado. Durante entrevista coletiva concedida logo após o anúncio da morte do papa, o arcebispo preferiu manter cautela diante das especulações:
“Em relação as especulações sobre o novo papa, é preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja“, afirmou.
Ele também ressaltou a importância de viver o momento com fé e esperança:
“O que nos move seja nesse momento de oração pelo papa que faleceu, seja no Conclave que está pela frente, é a fé, confiança em Deus e esperança que brota pela fé.”
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Dom Sergio da Rocha: trajetória e influência no Vaticano
Nascido em Dobrada (SP), Dom Sergio da Rocha foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020, tornando-se também o Primaz do Brasil, título dado ao líder da arquidiocese mais antiga do país. Ele é mestre e doutor em Teologia Moral, com formação em instituições pontifícias de Roma.
Ao longo da carreira, o cardeal foi:
- Bispo auxiliar de Fortaleza (2001)
- Arcebispo de Teresina (2007)
- Arcebispo de Brasília (2011-2020)
- Presidente da CNBB (2015–2019)
- Criado cardeal por Francisco em 2016
Atualmente, Dom Sergio integra importantes órgãos da Cúria Romana, incluindo:
- Congregação para os Bispos
- Congregação para o Clero
- Pontifícia Comissão para a América Latina
- Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos
- E é o único latino-americano no Conselho de Cardeais (G-9)
Sua presença ativa nas estruturas do Vaticano e sua reputação como conciliador reforçam seu nome entre os observadores como um dos possíveis pontífices do futuro.