A “Operação Aliança Leal”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), mira quatro policiais militares e um guarda municipal suspeitos de execução sumária em Conceição do Jacuípe. A ação, conduzida pelos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), cumpre oito mandados de busca e apreensão em seis municípios.
Mandados cumpridos em seis cidades
As buscas ocorrem nos municípios de Conceição do Jacuípe, Esplanada, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira e Feira de Santana, abrangendo endereços residenciais e profissionais dos investigados, que atuam na Cipe Litoral Norte, Rondesp Recôncavo e Guarda Municipal de Conceição do Jacuípe. Durante a operação, foram apreendidos armas, munições, celulares e outros materiais de interesse para as investigações.
Veja também:
Caminhoneiro é feito refém em assalto a caminhão-tanque na BR-324, em Salvador
Crime brutal em Conceição do Jacuípe: mulher é assassinada dentro de casa pelo companheiro, que morre logo após o ataque
Caso investigado
Os alvos da investigação são suspeitos do homicídio de Fernando Francisco dos Santos, ocorrido em maio de 2023. Segundo apuração do MPBA, Fernando teria sido rendido e executado sumariamente pelos agentes de segurança, contrariando a versão oficial apresentada pelos envolvidos, que alegaram confronto armado.
Desdobramentos
As investigações continuam sob responsabilidade do MPBA, por meio do Geosp, e as diligências realizadas contribuirão para a elucidação do caso e possível responsabilização criminal dos envolvidos.