
Nelson da Pesca perde mandato em Santo Amaro; Guri do Pilar assume a vaga

O vereador Nelson Coelho, conhecido como Nelson da Pesca, perdeu o mandato após a recontagem dos votos das Eleições Municipais de 2024, realizada nesta terça-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão ocorre após o reconhecimento de fraude à cota de gênero no partido Mobiliza. Com a recontagem, o vereador Guri do Pilar (PCdoB) assume a vaga na Câmara Municipal.
A decisão foi tomada pela Zona Eleitoral de Santo Amaro, sob responsabilidade do juiz Abraão Barreto Cordeiro, que determinou a recontagem dos votos em 31 de outubro de 2025. Segundo o magistrado, as investigadas Bruna Carolina dos Santos, Maria Thereza Torres Leoni, Joselita Silva de Santana e Celeste dos Reis não realizaram campanha, receberam apenas de 3 a 4 votos cada e apresentaram prestações de contas zeradas, conforme apontou o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Notícias Relacionadas
>>> Siga nosso perfil no Instagram. Clique aqui!
Em maio de 2025, a Justiça Eleitoral já havia anulado todos os votos do partido Mobiliza e declarado inelegíveis por oito anos as quatro candidatas consideradas “laranjas” para o cumprimento do percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas previsto na Lei nº 9.504/97.
Com o novo resultado, o vereador Nelson da Pesca perde o mandato conquistado nas urnas, e quem assume a vaga é Guri do Pilar, que deverá ser diplomado pelo TRE-BA nas próximas horas. A substituição altera a composição política da Câmara Municipal e repercute fortemente no cenário político santo-amarense.
Últimas Notícias
Leia mais



